Henry

Secullum

Novidades


07/10/2017

Crimes Cibernéticos

Investir em tecnologia e treinamento pode ser a solução...


Apesar de não serem novidades, os crimes sibernéticos ainda acontecem e mostram que a maioria dos países não tem uma política de proteção contra o roubo de seus dados estratégicos. As recentes notícias sobre casos de espionagem envolvendo os governos dos Estados Unidos e Brasil mostram essa vulnerabilidade, que não atinge apenas o setor público, mas também o setor privado em diversos ramos de atividades. Esse é o caso de uma dasmaiores redes varejistas dos Estados Unidos, a Target, que, em 2013, teve 70 milhões de dados de clientes e 40 milhões de informações bancárias, como números e senhas de cartão de crédito e débito, roubados. Na época, a própria rede divulgou prejuízo de US$ 252 milhões, sem considerar despesas com ações judiciais coletivas movidas por usuários.

 

Outro caso bem mais recente foi o do Fiat Crysle, que anunciou o recall de 1,4 milhões de veículos também nos Estados Unidos. O objetivo foi instalar um software para impedir que hackers controlem o motor, a direção e outros sistemas do carro a distância.

 

Essas invasões, além de gerar prejuízos financeiros, comprometem a imagem e a marca de uma empresa. por isso, é necessário envestir em ações preventivas, que não podem estar atreladas apenas à segurança lógica dos sistemas (firewall, criptografia, controle de acesso, etc.), mas principalmente à segurança das pessoas, entre colabgoradores, terceiros, clientes e fornecedores.

 

Planejamento

A segurança lógica é apenas uma das etapas. Antes, é importante estabelecer uma Política de Segurança da Informação com os gestores e colaboradores, por meio de um forte trabalho de conscientização e treinamento, reforçado pela gestão de consequências, que nada mais é do que fazer com que as pessoas entendam que, se não cumprirem as normas de proteção das informações, poderão sofrer penalidades, inclusive demissão por justa causa.

 

Essas medidas são importantes, pois o avanço da tecnologia permitiu o progresso no uso da informação e, ao mesmo tempo, facilitou as ações para roubá-las.

 

Fonte: Revista Security Brasil

< Voltar

Veja Também

ENTRE EM CONTATO



Totalseg - Belém
Fone: (91) 3299 0800
Endereço: Tv. Dom Romualdo de Seixas, nº351/ 353 A Umarizal - CEP 66050 110 - Belém-PA - Ver no mapa


Totalseg - Manaus
Fone: (92) 3622 8080
Endereço: Av. Duque de Caxias, nº2032 - Pça 14 de Janeiro - CEP 69020 430 - Manaus-AM - Ver no mapa
Beatek Pro Eletronic Secullum Henry BraParking Mauser

Copyright 2013 - Todos os direitos reservados